Turismo em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas

PORTO DE GALINHAS – O nome “Porto de Galinhas” vem de muito tempo atrás. Era chamada Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. Há 350 anos, após a abolição da escravatura, os negros continuavam sendo escravizados clandestinamente. Desviados de Recife, onde havia fiscalização, os negros desembarcavam nesta praia escondidos em engradados de galinhas-d’angola. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha “Tem galinha nova no Porto!”. Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto das “galinhas”.

Localizada no município de Ipojuca, a aproximadamente 53 km de Recife, Porto de Galinhas é um dos maiores pólos turísticos do litoral sul pernambucano. São 18 km de coqueirais e baobás, piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários e mangues. A Praia de Porto de Galinhas fica bem em frente à vila que conta com uma variedade de restaurantes, bares e lanchonetes onde você pode escolher o que desejar: frutos do mar, sushi japonês, massa italiana ou pratos preparados com molhos de frutas, raízes da região, etc e lojinhas de artesanato local. A galinha em cima do coqueiro é o símbolo da cidade. À esquerda, começa a Praia do Cupe, o cenário escolhido pela maioria das pousadas e hotéis. Na outra direção aparece Maracaípe, reduto de surfistas, local onde, todos os anos, acontece o Circuito Brasileiro de Surf. Dê um pulo também até Muro Alto, onde o acesso é feito através de buggys. É um daqueles lugares paradisíacos: uma grande piscina natural, com 3 km de extensão, areia branca e fina, além da água totalmente transparente. Em Muro Alto as águas calmas são protegidas por um paredão de corais e recheadas de coqueiros. As mais variadas espécies de peixinhos coloridos são encontradas: xiras, caraúnas e saberês.

Uma palavra define Porto de Galinhas: badalação. E não apenas na alta temporada, mas em todos os fins-de-semana do ano. A praia mais famosa do litoral sul de Pernambuco tem 4 km de extensão e impressiona pelo contraste entre as águas azuis-esverdeadas e os recifes de corais. As piscinas naturais, onde na maré baixa é possível vislumbrar peixes de diversas espécies, também são um atrativo. Para chegar até as piscinas (a pé por dentro d’água ou de jangada) é preciso observar os horários das marés: se for de manhã cedo, a pé, será preciso voltar antes da maré subir ou, então, voltar a nado.

Porto possui ampla infra-estrutura de bares, restaurantes, hotéis e pousadas, além de um centrinho, com lojas de artesanato e moda praia. Nas vitrines, será possível ver vários objetos criados com a temática “galinha” (aliás, esculturas de galinhas em palha de coqueiro estão em toda a praia).

Sugestão de passeios:

1. Passeio até Pontal de Maracaípe, com visitação ao mangue, rio e observação de cavalos marinhos.
2. Passeio de jangada até as piscinas naturais.
3. Passeio de buggy.
4. Passeio de ultraleve.

O Balneário oferece passeios de jangadas às piscinas naturais e aos manguezais; passeios de barcos mais equipados ou de catamarã às praias vizinhas como, por exemplo, Carneiros (Tamandaré) ou mesmo à Ilha de Santo Aleixo. Para quem curte o mundo submarino, Porto de Galinhas oferece pontos de mergulho que variam de 12 até 30 metros e onde é possível conhecer diversas espécies marinhas. Aqui você encontrará toda a infra-estrutura necessária para praticar esse esporte. Se você é o tipo de pessoa que gosta de estar perto da natureza está à sua disposição a meditação à beira-mar, calmos passeios entre coqueirais, trilhas, cavalgadas ecológicas, etc.

Uma curiosidade são os repentistas de praia, que sempre aparecem cantando em troca de algum trocado. O charme da região também está nos passeios por alguns pontos turísticos, tais como: visita a Igreja de Santo Cristo e do Outeiro, que oferece uma vista cinematográfica do Cabo de Santo Agostinho até o Cabo de Santo Aleixo e conhecer o Convento de Santo Antônio. Algumas dicas para conhecer melhor os costumes dos moradores da região são: passear pela vila de pescadores; visitar as lojas de artesanato; saborear a culinária local; experimentar os mais variados sucos ou coquetéis de frutas tropicais e uma visita ao Engenho Canoas, que fabrica, até hoje, a rapadura – tipo de doce em barra que tem a cana-de-açúcar como matéria-prima.

Quem chega a Porto de Galinhas, certamente, ouve comentários sobre o baobá gigante – uma árvore que se encontra no distrito de Nossa Senhora do Ó, a cerca de 9 quilômetros do balneário. A árvore foi plantada no local pelos escravos vindos da África, seu tronco é tão grosso que para abraçá-lo só com cerca de 20 pessoas.

Todos os anos, o balneário torna-se um verdadeiro berçário de tartarugas marinhas, pois vários exemplares vão ao local no período de desova que começa no mês de setembro e vai até março. Os ninhos ficam localizados entre a região do Pontal de Maracaípe até a praia de Muro Alto.

Enfim, é conhecida por ser um verdadeiro cartão postal e de deixar qualquer turista encantado.

.: Porto de Galinhas, a aquarela do Brasil

Azul turquesa, tons de verde cristalino, cardumes coloridos em um branco translúcido. Não, esta não é a descrição da aquarela de um artista plástico: é o retrato fiel da imensa tela em tamanho natural do grande aquário multicolorido, que se chama Porto de Galinhas. São quilômetros de areias finas que hospedam piscinas no mar de arrecifes e até pequenas colônias de corais.

Os nativos pescadores locais são visitados durante todo o ano por turistas famosos e curiosos anônimos que agitam a cidade. Apenas a uma hora de Recife, percorridos em 64 km pelo sul de Pernambuco, entre dunas, coqueiros e uma imensidão de céu e mar, chegamos ao paraíso das águas.

.: Dicas Quentes

Piscinas naturais, praias boas para surfe, uma boa estrutura de hotéis e agito noturno atraem turistas para a vila o ano todo. A praia mais central é o Pontal de Maracaípe têm trechos calmos para banho. Maracaípe e Cupe são mais procuradas pelos surfistas. Para conhecer a maior parte das praias faça um passeio de buggy.

Circulação: Restaurantes, lojas e algumas pousadas ficam na vila, onde é fácil de se locomover a pé. A praia vizinha, Cupe, tem hotéis entre a orla e a estrada que leva à vila. O acesso para Maracaípe é por 3 km de terra, menos movimentada, fica a 8 km de estrada de terra (evite em períodos chuvosos) ou 53 km pelo asfalto.

Saiba antes de ir: Congestionamento em Porto de Galinhas são comuns na temporada. As outras praias são mais tranquilas, mas exigem carro para locomoção até a vila. O passeio de jangada só é feito na maré baixa – pergunte os melhores horários nos hotéis.

.: Um convite: Não é à toa que fomos eleitos, pelo 5º ano consecutivo, como a melhor praia do Brasil. São 18 quilômetros de litoral, que reúnem praias desertas e urbanas com águas mornas e transparentes, onde o mar se transforma em piscinas. Em cada canto desse paraíso, podemos descobrir e comprovar como a natureza nos foi generosa. Aqui tudo fica perto e, assim, não é mera coincidência encontrar conhecidos ou até mesmo receber aceno de alguém que nunca vimos. De dia, podemos caminhar na areia, surfar, mergulhar, andar de bugre, jet ski, jangada, fazer trilha, bicicleta, cavalo, kite surfe ou simplesmente não fazer nada e “pegar” uma rede. De noite, nem pensar em dormir com as galinhas…Nada como uma caminhada para visitar as lojas de artesanato, que ficam abertas até altas horas, sentar num bar para tomar um chop gelado ou caipirinha de frutas, especialidade da região, e depois esticar nas festas locais. Reunindo o charme de uma vida de pescador, Porto de Galinhas é um estado de espírito. Sejam bem-vindos, estamos todos de braços abertos.

.: Porto de Galinhas: Localizada no município de Ipojuca, a 60 Km do Recife, é a praia mais badalada do Brasil e a mais visitada de todo o litoral nordestino. E não é para menos, pois além de ser um verdadeiro espetáculo para os olhos, ela possui uma excelente localização, ficando situada bem no centro da vila de pescadores. É neste local, que os turistas encontram as famosas piscinas naturais de águas mornas e claras, além de uma grande variedade de peixinhos coloridos.
É exatamente na praia de Porto de Galinhas que ocorrem os tradicionais passeios de jangada, onde os visitantes podem manter contato direto com a natureza e conhecer mangues em perfeito estado de conservação. O local também conquistou muitos simpatizantes, graças aos bares e aos restaurantes que possuem uma gastronomia regional diferenciada e de ótima qualidade. É em Porto de Galinhas que também se localizam os pontos comerciais mais movimentados da região, onde são oferecidos os mais diversificados serviços.

.: O cenário perfeito

Imagine entrar em uma jangada com destino às piscinas naturais? O percurso até as piscinas é pequeno, são somente 200 metros. Você pode ir nadando, mas todos preferem a comodidade da jangada.

Os jangadeiros levam pequenos pedaços de pão para alimentar os famintos e sociáveis peixinhos coloridos que vêm até você. O passeio inclui máscaras e snorkel, para que você não perca nenhum detalhe. As espécies são variadas: xiras, caraúnas e saberês, que podem lhe acompanhar pelas águas mornas em um nado livre. O passeio dura em torno de 2h e custa R$ 8,00 por pessoa.

Pela cor das águas destas praias você pensa que está no Caribe. São 18 km de imensos coqueiros e baobás (árvores africanas com mais de 350 anos, trazidas pelos escravos) que embriagam os sentidos de todos que passam por aqui. A Praia de Porto de Galinhas (onde estão as piscinas) fica bem em frente à vila (centro). À esquerda, começa a Praia do Cupe, o cenário escolhido pela maioria das pousadas e hotéis. Na outra direção aparece Maracaípe, reduto de surfistas atraídos pelas ondas agitadas, local, onde todos os anos, acontece o Circuito Brasileiro de Surf. Se a intenção for relaxar e curtir a preguiça em uma praia deserta, dê um pulo até Muro Alto, onde o acesso é feito através de buggys. Muro Alto é um daqueles lugares paradisíacos que nunca mais se esquece: uma grande piscina natural, com 3 km de extensão, areia branca e fina, além da água totalmente transparente.

Na praia, um único quiosque serve bebidas e aperitivos. Lá, podem ser alugados jet-skis, pois há uma raia apropriada para eles. Que tal ver tudo isto de cima? Dê uma volta de ultraleve sobre os arrecifes. Imperdível.

.: A vila de Porto de Galinhas

A vila conta com vários restaurantes e lojinhas de artesanato local. O bom é andar à pé e curtir os ares do pequeno vilarejo.

Por ser uma vila de pescadores, a melhor pedida da cozinha de Porto de Galinhas são os frutos do mar. Delicie-se com a gula nos pratos do badalado restaurante Beijupirá, decorado pela artista plástica Adriana Didier. Quer uma dica? Que tal um Camarão Canavial (pitu com molho de mel de engenho e alecrim, arroz e aipim palha) ou Lagostanga (lagosta na manteiga com salsinha, fatias de manga grelhadas e arroz de aipo), seguido de uma suculenta Castanhola (banana flambada no conhaque com queijo coalho)? Deu água na boca? Isto se deve ao talento do cozinheiro Tadeu Lubambo.

Para um almoço bem caseiro após a praia, tente o Barcaxeira. Na praia, vários quiosques servem bebidas, peixes e camarões. Peça para ver o chamado cardápio ao vivo, onde o vendedor traz numa bandeja uma amostra do que há no cardápio. Outra curiosidade são os repentistas de praia, que sempre aparecem cantando em troca de algum trocado.

.: Retrato Histórico

O charme da região também está nos passeios por outros pontos turísticos: visite a Igreja de Santo Cristo e do Outeiro, que oferece uma vista cinematográfica do Cabo de Santo Agostinho até o Cabo de Santo Aleixo e conheça o Convento de Santo Antônio. Outra parada obrigatória é o Engenho Canoas, que, mesmo construído há mais de 100 anos, continua produzindo mel de engenho e rapadura. Mais ao sul, vá a Tamandaré e Carneiros. Carneiros é tudo aquilo que a gente vê nas fotos e pensa que não existe. São milhares de coqueiros na beira da praia formando um visual paradisíaco. Para almoçar, Carneiros conta com apenas dois restaurantes na praia, que só abrem durante a baixa estação nos finais de semana.

Aqui não há espaço para a ira ou avareza, mas a luxúria te espera. Onde o mar e céu se encontram, o azul é muito mais azul. O orgulho de viver e desfrutar desta natureza está nítido no rosto de cada morador, tão nítido como a gama de cores que se mesclam no final de tarde desta aquarela do Brasil.

.: Destaque – Principais praias do litoral:

Gamboa – Praia com piscinas naturais e vegetações de mangue. O acesso à praia é feito de bugue ou a pé através de outra praia, a de Muro Alto.

Muro Alto – Praia muito bonita e boa para banho, com piscina natural de três quilômetros de extensão (foto). Acesso de bugue ou a pé por estrada de terra pela Praia do Cupe.

Cupe – Praia extensa (4,5km em praia ondulada) marcada por paisagem variada: densos coqueirais, arrecifes que formam piscinas naturais e também, casas de veraneio e hotéis. Boa para banho de mar.

Maracaípe – Praia movimentada principalmente por surfistas. A ondulação chega a 2 metros de altura. Campeonatos nacionais e internacionais de surf acontecem na praia. No pontal, o rio Maracaípe desemboca no oceano. Nas margens, há vegetação de mangue.

Enseadinha – Paisagem marcada por mangues, recifes, areia fina e coqueirais. A entrada dos visitantes é controlada por condomínio.

Serrambi – Praia com faixa média de areia e mar de águas calmas. O mar de Serrambi agora está sob a mira dos caça-tesouros. Após quase 300 anos, uma das maiores preciosidades portuguesas pode estar naufragada na região. Em 1726, a fragata Santa Rosa teria afundado no litoral sul pernambucano com uma carga de ouro avaliada entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão. Enquanto mergulhava, o empresário Homero Lacerda encontrou destroços da embarcação com características semelhantes às do navio português.

Cacimbas – Praia boa para banho nas marés baixas. Tem uma larga faixa de areia e formação rochosa de 1,5 km de extensão.

Toquinho – Praia de difícil acesso, ondas fortes e recifes.

.: Principais passeios com saida de Porto de Galinhas:

Porto de Galinhas – Buggy

Passeio de buggy em Porto de Galinhas – Praias da Gâmboa, Muro Alto e Porto de Galinhas (passeio às piscinas de jangada e almoço opcional), Maracaípe e Pontal de Maracaípe. Esse passeio tem saída às 08 horas e retorna no final da tarde. O bugueiro ficará à sua disposição. Passeio para 04 pessoas.

Praias do Cabo de Santo Agostinho – Buggy

Passeio de buggy para o Cabo de Santo Agostinho, Calhetas,Paraíso, Pedra do Xaréu e Gaibu. Esse passeio tem saída às 08 horas e retorna no final da tarde. O bugueiro ficará à sua disposição. Passeio para 04 pessoas.

City-tour Recife e Olinda – Taxi

Passeio de carro com ar para Recife e Olinda. Visitarão os Casarios antigos, Mercado de São José, Shopping Recife, Boa Viagem, Recife Antigo, Casa da Cultura. Esse passeio tem saída às 08 horas e retorna no final da tarde. O motorista-guia ficará à sua disposição. Passeios para 04 pessoas.

Maragogi-AL – Taxi

Passeio de carro com ar para a praia de Maragogi – AL – Ponta do Mangue, Passeio às Piscinas (opcional) de Catamarã. Esse passeio tem saída às 08 horas e retorna no final da tarde. O motorista-guia ficará à sua disposição. Para este passeio é necessário verificar o nível da maré, para sair no horário correto para fazer o passeio. Passeio para 04 pessoas.

Tamandaré – Praias dos Carneiros – Taxi

Passeio de carro com ar para a Praia de Tamandaré, Praia dos Carneiros , Cachoeira, Praia do Forte. Esse passeio tem saída às 08 horas e retorna no final da tarde. O motorista ficará à sua disposição. (opcional com o Resort Maragogi) – Passeio para 04 pessoas.

Itamaracá – Taxi

Passeio de carro com ar para a Ilha de Itamaracá. Esse passeio tem saída às 08 horas e retorna no final da tarde. O motorista ficará à sua disposição. Passeio para 04 pessoas.

Veneza Water Park – Praia de Maria Farinha – Taxi

Passeio de carro com ar para o Veneza Water Park. Esse passeio tem saída às 08 horas e retorna no final da tarde. O motorista ficará à sua disposição. Ao chegar no park, terão que adquiri o ticket para ingresso. Passeio para 04 pessoas.

Caruaru – Taxi

Arte em barro, couro corda e todas belezas naturais e costumes do povo do agreste Pernambucano. Você vai ter um dia inteiro para conhecer Caruaru, a Capital do Forró, 130 km a oeste de Recife. Sua feira de artesanato, reconhecida pela UNESCO como o maior centro de artes figurativas das Américas, é um ponto que certamente vai tornar inesquecível seu passeio. Os bonecos de barro – herança do grande mestre Vitalino – são ótimos souvenirs para sua viagem. Após Caruaru, visitaremos o teatro de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, município de Brejo da Madre de Deus, onde todos os anos durante a Semana Santá é encenada a peça da Paixão de Cristo.

.: Importante:

– Todos os passeios são de dia inteiro (exceto o passeio de buggy ponta-a-ponta de duas horas) e não incluem refeições, ingressos em parques etc.

– Opcionais saindo de pousadas e hotéis em Porto de Galinhas.

– Opção de passeios com Dobló, Zafira, Vans, Micro e Ônibus.

.: Como chegar:

De carro – Para chegar às praias do município de Ipojuca, siga pela BR 101 – Sul e pegue a PE-60. Ipojuca fica a 47 Km do Recife.

De Táxi – Temos o serviço de transfer para Porto de Galinhas em veículos coma ar-condicionado, vans, micro e ônibus. Consulte-nos sobre valores.

Distâncias
Brasília (DF) 2197 Km
Belo Horizonte 2134 Km
São Paulo 2786 Km
Curitiba 3104 Km
Rio de Janeiro 2397 Km
Florianópolis 3425 Km
Porto Alegre 3814 Km
Montevideo 4787 Km
Buenos Aires 4856 Km
Recife 65 Km
Salvador 870 Km
Fortaleza 799 Km
João Pessoa 2410 Km

.: Principais Resorts, Hotéis e Pousadas:

Resorts: Nannai Beach Resort – Summerville Beach Resort – Beach Class – Enotel.

Hotéis: Hotel Solar – Marupiara Hotel – Armação de Porto – Hotel Village – Pontal de Ocaporã – Marupiara Suítes – Marulhos Flat – Dorisol.

Pousadas: Eco Porto – Canto do Mar – Pousada Marahú – Pousada do Galo – Pousada Lusitana – Pérola do Porto – Senzala do Porto.

Mais informações: http://www.turismodonordeste.com

Tags: , , , ,

Deixe um comentário